3 dicas para conquistar clientes de fotografia

conquistar clientes

Não importa quanto tempo você está no mercado, usar-se da tecnologia aliada as mídias sociais irá ajudar (e muito) seu negócio a dar um salto, atrair e conquistar clientes. Mais do que apenas atrair, é muito importante conquistar clientes certos, de acordo com os serviços prestados e o seu perfil fotográfico.

Quando você gasta mais tempo trabalhando estrategicamente para atrair o cliente certo, você acaba gastando menos tempo (se é que irá gastar) lidando com os incômodos que vem dos clientes “errados” e consegue construir relacionamentos mais duradouros com os clientes que você adora.

Então, qual é o segredo para atrair e conquistar clientes ideais para o seu negócio de fotografia?

A criação e distribuição de conteúdo gratuito para o seu público-alvo, também conhecido como marketing de conteúdo.

Você já deve ter ouvido falar do termo “marketing de conteúdo” (ou pode estar fazendo sem conhecê-lo!), porém para quem ainda não conhece aqui está uma breve definição do que é:

Marketing de Conteúdo: É uma maneira de engajar seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes através da criação de conteúdo relevante e valioso, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais vendas.

Em uma época onde seus potenciais clientes estão propensos a ser bombardeados com anúncios, o conteúdo gratuito é a ferramenta perfeita para se conectar com seu público-alvo de uma forma não invasiva. Abaixo estão as três dicas para usar uma estratégia de marketing de conteúdo para atrair seus clientes ideais:

Veja abaixo as 3 dicas para conquistar clientes

Defina claramente o seu público-alvo

A verdade é que os potenciais clientes que você está tentando alcançar estão à procura por informações relevantes para eles. Quando estão à procura de um fotógrafo, eles se preocupam se você pode realmente eternizar aquele momento, trazendo a emoção e felicidade que foram vividas para as fotografias.

É aí que entra o marketing de conteúdo, entender claramente quem é seu público-alvo ajudará a escolher quais os tipos de conteúdo devem ser compartilhados, pois ele mostrará ao seu cliente que você de fato entende suas necessidades e desejos. Por exemplo, Se você é fotógrafo(a) de newborn, quem é seu cliente-alvo? (ou seja, quem tem o poder de decisão na compra). Muito provavelmente seja uma gestante ou mãe de um bebê recém-nascido e o tipo de conteúdo que atrairá uma mãe é diferente do conteúdo que vai atrair a atenção de uma noiva.

Com base nas informações do público que deseja atingir, fica mais fácil saber que tipo de imagens e conteúdos irão cair no gosto dos seus possíveis clientes.

Entenda como utilizar as mídia sociais

Os canais que você utiliza para compartilhamento de conteúdo dependem diretamente de quem é o seu público-alvo. Pense sobre onde seu público-alvo passa mais tempo quando está online. Se são jovens casais prestes a contrair matrimônio, eles estão no Facebook, Instagram ou Pinterest? Se você tem uma clientela mais velha, eles são mais propensos a visitar determinados sites ou preferem receber informações via e-mail?

Uma vez que você sabe onde o seu público-alvo passa mais tempo online, você pode escolher quais canais de comunicação são mais eficazes para alcançá-los. Ao escolher o canal, é preciso ter um objetivo definido e a maneira que você compartilha informações devem ser adaptados para esse canal. Por exemplo, se estiver usando o instagram procure usar uma imagem impactante e dê muita atenção para as tags que for utilizar.

Ainda não tem um site? Saiba mais sobre a importância de um site para seu negócio de fotografia.

Torne os passos seguintes mais fáceis

Quando usado o marketing de conteúdo para se conectar com seu público-alvo, a venda não está mais em convencer as pessoas na contratação dos seus serviços. Pelo contrário, a venda torna-se um processo de buscar maneiras mais fáceis para seus potenciais clientes darem o próximo passo da contratação dos serviços que você oferta. Isso significa que seu conteúdo precisa ser estrategicamente trabalhado como uma porta de entrada natural, guiando seu publico e instruindo para onde eles devem ir. Você quer que eles visitem sua página de preços? Seu formulário de contato? Ou liguem para você? Com base na sua estratégia, deve ser o conteúdo compartilhado, tornando de forma mais fácil que seus potenciais clientes executem os próximos passos até a sua contratação.

Por exemplo, você vai até uma loja pronto para comprar determinado produto, não precisa que um vendedor convença-o do valor, pois já está convencido e pronto para comprar. Você só precisa que uma pessoa ajude a encontrar o tamanho certo e finalizar a compra. Da mesma forma, o marketing de conteúdo ajuda seus potenciais clientes a determinar o que eles querem contratar para que no momento em que eles realmente estejam prontos, só precisem de você para mostrar-lhes os próximos passos a serem seguidos.

Mas lembre-se, além de fazer um bom trabalho de marketing de conteúdo e digital, continue oferecendo presentes, promoções e um ótimo serviço, mostre que você se importa com seus clientes e não quer fazer negócio apenas uma vez.

O Marketing de Conteúdo pode fazer você e seu cliente terem um “contos de fadas”. Continue alimentando o relacionamento, tornando cada um deles especial e aí eles dirão sim, todos os dias, para os seus serviços.

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