5 dicas para ser um fotógrafo mais produtivo

Produtividade para fotografos

Aposto que você já se perguntou como ser um fotógrafo mais produtivo no dia a dia, mas não passou disso. Se é um iniciante, pode ser que aprenda algumas dessas dicas na base da “tentativa e erro”, que não deixa de ser normal, pois estamos sempre aprendendo com nosso erros. Porém, se já tem seu estúdio ou já atua no mercado fotógrafico há algum tempo, pode ser mais difícil recuar e analisar seus processos e fluxos de trabalho. Você até pode pensar que está trabalhando de forma eficiente e produtiva, no entanto algumas lacunas no seu processo podem ser cruciais para minimizar a quantidade de trabalho que pode ser feito em um período de tempo.

Não há um método para resolver o problema, cada caso é diferente, mas há certos princípios que todos podem seguir para melhorar a produtividade. Aqui estão 5 dicas que podem lhe ajudar:

1. Elimine distrações

Enquanto estou escrevendo essas dicas, estou recebendo notificação do Facebook, WhatsApp e e-mails. Argh! Isso tira o foco e desacelera o desempenho das atividades que está desenvolvendo. Se quer realmente sentar e concentrar-se na edição de imagens, desconecte tudo que pode tirar sua atenção. Encontre uma forma de se concentrar na tarefa principal. Isso significa sair de todas as redes sociais, desligar a TV, e colocando o telefone em modo silencioso enquanto executa suas tarefas principais.

FOCO! Ninguém vai fazer suas tarefas por você.

Sistema Para Fotógrafos e Estúdios Fotográficos

Sistema simples e eficiente para você ganhar tempo, que irá facilitar o seu dia a dia

2. Planeje o seu dia

Defina algumas metas para o seu dia, metas realistas ajudam você a manter o foco na conclusão da tarefa. Passe os últimos 25 ou 30 minutos do seu dia planejando o dia seguinte. Desta forma, você vai começar o dia com uma ideia clara das tarefas que você tem que fazer.

Uma lista o mantém focado na tarefa, e isso ajuda especialmente quando você tem várias tarefas em diferentes áreas do seu trabalho (e-mails, fotos, impostos, etc.). Além disso, não importa onde você tem uma lista! Pode ser no seu computador, smartphone ou em vários Post-Its em sua mesa.

É importante ter consciência dos seus limites para não faltar com os clientes. O não cumprimento de prazos mancha sua reputação como profissional e afeta a credibilidade de seu trabalho.

Assim você já começa o dia fazendo o que precisa, seja dos compromissos de casa, da família ou do trabalho. Você já acorda fazendo algo útil!

Além disso, um sistema de gestão pode ser muito útil para ajudar a controlar seus clientes, propostas, eventos e principalmente seu financeiro. Vale a leitura do artigo “A importância de um sistema de gestão para fotógrafos“.

3. Seja flexível e disposto a mudar para sempre melhorar

Independente do tempo que você atua no mercado fotográfico, sabemos que as coisas mudam rapidamente e manter-se atualizado ajuda a melhorar seu trabalho, produto final e principalmente seus resultados.

Busque conversar com outros fotógrafos, trocar experiências de ferramentas ou técnicas para sempre otimizar suas tarefas e agilizar os processos do seu estúdio. Ah, sempre que possível participe de congressos e workshops.

Ainda não tem um site? Clique aqui e descubra a importância de um site para fotógrafos.

4. Planeje as interrupções

Assim como é importante passar um tempo sem distrações, é importante planejar um tempo para distrair a mente. Isso irá ajudá-lo a voltar a trabalhar com a mente mais limpa e menos estressada. Há também muitas teorias e técnicas, como o Pomodoro que argumenta que após cada 25 minutos corremos o risco de perder a concentração e sobrecarregar, então devemos parar por 5 minutos depois de 25 minutos de trabalho. Existem vários cronômetros on-line com base neste conceito, como TomatoTimer.

5. Comece com pequenas vitórias

Quando você começa criar uma lista de tarefas para o dia seguinte, bem provável que ela ficará grandinha, então começar pelas coisas menores e mais simples de serem resolvidas dá um alívio enorme já ir riscando elas da listinha ainda no começo do dia. Você depois fica livre para as tarefas mais importantes, que demandam mais de você.

Se pode completar várias tarefas no início do dia, começara sua jornada para o sucesso, motivando-se o resto do dia. A meta pode ser das mais simples até algo bem específico, como “concluir a edição daquele material pendente”.

E você, quais técnicas você usa para ter boa produtividade? Compartilhe conosco como você otimiza seu tempo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *