Encontre o seu nicho na fotografia

Nicho na fotografia

A fotografia, aah a fotografia! Essa arte de eternizar os melhores momentos na vida das pessoas é apaixonante e encantadora, mas para quem está começando pode trazer muitas dúvidas e incertezas. Afinal, existem tantos nichos na fotografia que podemos nos identificar e atuar que fica difícil saber qual rumo seguir.

Como encontrar o seu nicho na fotografia

No início nós fotógrafos clicamos tudo que aparece, sejam jobs ou mesmo por puro hobby. Afinal, é com experiência e treinando seu olhar que seu trabalho fica cada vez melhor, porém não dá para ficar apenas no modo “geral”.

A fotografia é um universo cheio de oportunidades e nichos, porém vale lembrar, para ter sucesso nesse mercado, diferente do que muitos pensam, é imprescindível estudar muito e sempre se manter atualizado. Conhecer e prosperar em um nicho na fotografia específico maximizará sua renda e atrairá clientes incríveis. Se você analisar cuidadosamente os prós, os contras e os segredos de todos os nichos, você saberá exatamente qual seguir.

Mas chega de enrolação e vamos para algumas dicas que vão ajudar você nessa decisão:

Experimente tudo e concentre-se no que você ama

Quando você estiver no início da sua jornada de fotografia, tente todos os nichos possíveis! Sem isso, você nunca saberá se vai encontrar sua paixão por casamentos, ensaios, newborns ou qualquer outro.

Conecte-se com profissionais que já atuam nesses segmentos para buscar informações e experiências, absorva o máximo de informações que eles vão fornecer.

Outra dica muito importante, todos os anos existem feiras ou eventos direcionados para determinadas áreas da fotografia. Participar desses momentos ajudará a descobrir quais são os pontos altos e baixos, dará uma visão de como será sua atuação e o que poderá fazer diferente para se destacar no mercado que tem haver com você.
 

Sistema Para Fotógrafos e Estúdios Fotográficos

Sistema simples e eficiente para você ganhar tempo, que irá facilitar o seu dia a dia

Nunca pare de estudar

Agora que já experimentou várias áreas e definiu qual delas mais se identificou, escolha um conjunto de habilidades e mergulhe neles completamente. Crie uma lista de cursos on-line, artigos, livros e blogs dos melhores especialistas no nicho escolhido e mergulhe, praticando muito.

É incrível o quanto você pode aprender se investir um pouco de tempo em educação. Faça workshops online, acompanhe as novidades e tendências do mercado, para que você saia na frente dos outros fotógrafos.

Pratique muito

Pratique, pratique muito, se escolheu fotografar de moda, chame familiares para treinar seu olhar, gestos e poses. Optou por casamentos, no início procure oportunidades de ser assistente e fique atento a tudo que acontece.

Sempre confie em sua visão, siga seu instinto e nunca pare de fotografar coisas que fazem você feliz. Parece simples, mas é poderoso e a única maneira para fazer um trabalho genial, construir sua própria marca e estilo. Você já deve ter ouvido: A prática leva à perfeição.

O mercado sempre quer algo novo, por isso é importante testar coisas novas, buscar se diferenciar da concorrência e conquistar seu lugar no mercado.

A melhor forma para você expor seu trabalho é ter um site. Clique aqui e descubra a importância de um site para fotógrafos.

Construa relacionamentos pessoais e mostre que você compreende realmente as necessidades potenciais dos clientes

A maior parte do trabalho que você receberá, especialmente no início, virá de contatos pessoais e referências. Isso é importante para que você comece montar seu portfólio e divulgar o seu trabalho.

Faça reuniões presenciais com os possíveis clientes, mostre seu trabalho, os seus diferenciais e o seu olhar fotográfico. Afinal, um contato interpessoal mostra que você tem segurança naquilo que faz e possibilita uma melhor exposição do seu trabalho.

Mantenha o foco. Seja humilde.

Não importa em qual área do mundo da fotografia você decidir focar, certifique-se de permanecer fiel a si mesmo, permaneça humilde e disposto a aprender e sempre assuma riscos calculados.

Espero que essas dicas ajudem você a trilhar seu caminho na fotografia. Conte pra gente sua experiência, aqui nos comentários!

0 respostas

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *