Planejamento estratégico para fotógrafos: Como fazer

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O planejamento estratégico para fotógrafos é tão importando quanto fazer boas fotos. É através dele que você consegue entender qual espaço ocupada no mercado, bem como se orientar para seguir um caminho que traga bons resultados de negócio. Planejar estrategicamente significa usar os recursos disponíveis de forma eficiente, aumentando a produtividade de um indivíduo ou empresa.

Aprenda como fazer um planejamento estratégico em 5 passos

1. Determine uma meta

Olhar para o futuro e identificar uma meta para ser seguida pelo fotógrafo é o primeiro passo para traçar uma estratégia. Um detalhe importante neste ponto: as metas precisam ser possíveis, do contrário a equipe envolvida ficará sempre desmotivada. Seguindo a metodologia SMART, podemos dizer que a meta precisa ser específica, mensurável, alcançável, realista e temporais.

2. Analise e entenda a organização

A definição de metas e o entendimento do negócio caminham relativamente juntos na hora de fazer o planejamento estratégico. Afinal, é difícil definir uma meta para um negócio que não se conhece. É preciso entender o posicionamento da empresa em uma análise SWOT, onde é possível identificar suas Forças (Strenghts), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

3. Posicionamento e propósito

Essa fase do plano estratégico é subvalorizada por muitos gestores. Mas ela é muito importante, pois será a base dos objetivos e metas definidos nos próximos passos, além de influenciar todas as atitudes da empresa no futuro. Esse estágio inclui sua missão, visão e valores, três conceitos muitas vezes confundidos entre si. Missão é o propósito fundamental de existência da empresa, visão é estado futuro desejado para o negócio e valores são os sentimentos que estruturam a cultura organizacional.

4. Faça um diagnóstico do cenário

Depois de entendido o seu papel no mercado, e antes de partir para o plano de ação, é hora de analisar o cenário está presente. Essa análise incluí todos os atores envolvidos no processo: concorrente, público-alvo, fornecedores, e quem mais for necessário. Portanto, uma análise SWOT pode ajudar a entender os concorrentes, assim como fornecedores. Para o público-alvo, vale uma boa pesquisa sobre os atuais e potenciais clientes. Para quem deseja trabalhar com um segmento especifico dentro da fotografia a pesquisa de público-alvo se faz ainda mais importante.

5. Determine um plano de ação e monitore os resultados

Depois de ter olhado para dentro e para fora do seu negócio, é necessário definir quais ações serão tomadas para atingir a meta definida no início. Esse é o momento mais prático do planejamento estratégico e é quando você define os caminhos que vão levá-la aos seus objetivos.

Assim como definir um plano de ação, é importante mensurar o quão perto está de atingir os objetivos. Por isso o monitoramento das métricas de desempenho é tão importante em um planejamento estratégico.

Aqui estão algumas dicas para você entender melhor sua estratégia de mercado. Se você tiver alguma dúvida sobre como fazer um planejamento estratégico, deixe seu comentário abaixo!

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