Modelo de proposta comercial para fotógrafos

A equipe da Eventto selecionou um modelo de proposta comercial exclusivo para dar uma forcinha nas suas vendas e prospecção. Com ele, vai ficar muito mais fácil apresentar os tipos de trabalho e os valores que seu estúdio cobra pelos serviços.

Sistema Eventto

A venda é o que move seu negócio? Seu trabalho depende das vendas e comissões? Ou você é um profissional freelancer e precisa vender sua imagem para fechar contratos?

Se você respondeu sim para uma dessas perguntas acima, precisa ter em mente que para aumentar as vendas ou fechar mais negócios, o relacionamento com o cliente é importante. Esclarecer todas as possíveis dúvidas com relação aos preços cobrados e informações dos serviços prestados é essencial e isso é feito com a proposta comercial.

Como fazer uma proposta comercial?

Clara e objetiva, uma proposta comercial deve explicar o que o projeto vai englobar, o que você vai fazer, quanto tempo o projeto vai tomar, quais são os materiais que o cliente deve fornecer etc… Difícil né? Fiquem tranquilos, nossa equipe reuniu um check list do que uma proposta deve conter para ser clara e objetiva.

Capa da Proposta

Se possível, faça uma capa estilizada, com uma boa apresentação visual e a logomarca da sua empresa.

Índice da Proposta Comercial

Enumere as páginas e mostre ao leitor o tamanho do documento, preparando-o para o que virá em seguida.

Introdução

Nesta etapa você vai ambientalizar o seu cliente com o serviço proposto. Aqui a sua proposta é apresentada de uma maneira geral, abordando rapidamente o potencial que o seu produto/serviço oferece.

Argumentação

O objetivo aqui é explicar de maneira clara porque o cliente precisa do seu produto/serviço e como ele vai se beneficiar optando por seus serviços/produtos e não por os de outra empresa.

Escopo da Proposta Comercial

Escreva de forma detalhada quais são as características deste produto/serviço.

Cronograma

Depois de escrever como funciona o produto/serviço, você vai explicar no cronograma em quanto tempo cada parte descrita vai ficar pronta e será entregue ao seu cliente.

Valores

Nesta etapa, você define qual será a forma de pagamento do serviço/produto exposto. Indicamos que você crie mais de uma opção de pagamento para negociar o preço com seu cliente em reuniões futuras.

Modelo de Proposta Comercial Para Fotógrafos

Preparamos um modelo infalível para você fechar muitos negócios

 

Termo de Confidencialidade

Para assegurar que seu cliente não divulgue o valor e o escopo da proposta para seus concorrentes, você pode incluir um termo de confidencialidade à respeito das informações da proposta.

Informações sobre a sua empresa

Escreva um pouco sobre o histórico da sua empresa, seus clientes, sócios e parceiros. Esta etapa tem a função de dar mais seriedade e confiança para a proposta comercial já exposta.

Imagens de trabalhos já realizados (opcional)

Para finalizar, você pode inserir algumas imagens de trabalhos que você já realizou, como algumas fotos de um álbum que entregou ou algumas de suas melhores fotos. Sempre lembrando, coloque poucas imagens, apenas para ilustrar um pouco seu trabalho.

Pronto, ao seguir esses passos, você consegue montar os seus próprios modelos de propostas comerciais, seja ela simples ou mesmo um modelo de proposta de serviço. Aliás, vale lembrar que na proposta comercial de prestação de serviços é interessante considerar especificar como funciona a garantia dos mesmos (caso exista) e quais os diferenciais de sua empresa no serviço em questão (vocês possuem mão de obra qualificada? Tempo de experiência no mercado? Tradição? etc).

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