Você não é apenas um fotógrafo!

ser-fotografo

Apesar de toda tecnologia atualmente envolvida na fotografia ajudar, e muito, a vida dos profissionais, ser fotógrafo está muito além de ter uma boa câmera e saber tirar fotos. Ser um fotografo é sentir, é amar, é além disso, atender clientes, editar álbuns, cuidar do financeiro, fazer o marketing da empresa e muito mais.

Quanto mais cedo você perceber que precisa de diferentes habilidades para ter um negócio bem sucedido, mais cedo pode começar a melhorar todas elas. Ter a capacidade de fotografar é importante, não me interpretem mal. Mas você precisa ter várias outras se quiser ter sucesso nesse mercado!

Ser vendedor

Não importa quão bom fotógrafo você é, se não puder vender o seu trabalho, não ganhará dinheiro. Isso não quer dizer que você não deve se esforçar para fazer um trabalho de qualidade. É muito mais fácil vender um belo trabalho do que tentar vender algo que tenha que ser convencido ou explicado.

Ser marketeiro

Além de saber vender, você precisa saber divulgar, mostrar seu trabalho e sua marca. Quando se trata de sua marca, criar algo pessoal, único e consistente é super valioso. Ajuda você a se destacar de outros fotógrafos, e comunica quem você é.

Além da criação da sua marca e identidade, você precisa ter uma presença online. Mas o que significa uma presença online? É estar nas redes sociais, ter um portfólio (site) com o seu trabalho e mantê-los sempre atualizado com conteúdo focado no seu público alvo. Nas redes sociais a melhor estratégia é aquela que produz conteúdo de alta qualidade, incentivando as pessoas a clicarem e visualizarem o conteúdo.

Ser tesoureiro

Ter um bom controle financeiro é tão importante quanto conseguir tirar fotos fantásticas. Para um fotógrafo profissional construir uma carreira bem sucedida, além de belas fotos, precisa conhecer sobre os processos administrativos.

Veja abaixo algumas dicas para saber como anda seu controle financeiro.

  • Qual o valor seu estúdio precisa lhe pagar mensalmente para arcar com suas despesas pessoais. Não esqueça, além de sócio você é um funcionário de seu negócio;
  • Qual o ponto de equilíbrio para seu estúdio não fechar no vermelho, ou seja, quantos trabalhos precisa fechar no mês para arcar com as despesas e obter lucro;
  • Qual o saldo de fechamento mês a mês? Está fechando no vermelho?
  • Qual sua taxa de crescimento ao mês?

Vale a pena se atentar para essas 4 perguntas/dicas listadas acima, para ter uma boa saúde financeiro no seu negócio.

É claro, sem contar que além de tudo isso, você precisa dar manutenção e limpeza no seu equipamento. Depois dos eventos deve descarregar os cartões de memória, tem que conversar com fornecedores e parceiros. Enfim é quase um herói ou heroína. 😉

Agora é com você, desenvolva suas habilidades e tenha muito sucesso com seu estúdio ou trabalho fotográfico.

Sistema Para Fotógrafos e Estúdios Fotográficos

Sistema simples e eficiente para você ganhar tempo, que irá facilitar o seu dia a dia


Até a próxima!

1 responder

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] falamos no post anterior “Você não é apenas um fotógrafo“, muito mais que um fotógrafo, você é o administrador do seu negócio de fotografia. É […]

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *